sexta-feira, 23 de março de 2012

Viciados em tecnologia nos EUA fazem 'jejum' no Dia Nacional da Desconexão

Se você é como eu, usa um monte de aparelhos eletrônicos, está ligado a diversas redes sociais e frequentemente se vê gastando tempo com coisas que não tinha planejado fazer, só porque um link ou um botão estão ali, para serem apertados, escute essa.
Ao pôr do sol desta sexta-feira (23), viciados em tecnologia poderão desligar seus computadores, celulares e tablets e aderir ao Dia Nacional da Desconexão, decretado por um grupo de viciados digitais americanos.
O “jejum” de e-mail, Facebook, MSN, Twitter, jogos eletrônicos e congêneres vai durar 24 horas, até o pôr do sol do sábado, nos moldes do “sabbath”, o período de recolhimento semanal do judaísmo. Teste de fogo.
Quem lidera o movimento é um misto de incubadora e think-tank judeu chamado Reboot. É uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2002, baseada em Nova York, mas com integrantes também em San Francisco e Los Angeles, na Califórnia.
“Reboot” é uma gíria que os viciados em tecnologia, principalmente os mais velhos, conhecem bem. Significa desligar e reiniciar o sistema operacional do computador quando ele “dá pau”, ou seja, quando apresenta problema de funcionamento. Os computadores mais velhos precisavam ser “rebutados” o tempo todo. Hoje menos.

Os Dez Mandamentos

1 - Evite tecnologia
2 - Conecte-se com pessoas amadas
3 - Alimente sua saúde
4 - Sai ao ar livre
5 - Evite comércio
6- Acenda velas
7 - Beba vinho
8- Coma pão
9 - Encontre silêncio
10 - Retribua
O grupo se apropriou do conceito e o levou para o campo das ideias. “Reboot” ou “rebutar”, em português, seria “refrescar” as ideias.
Este é o terceiro ano do “Sabbath digital”. Antes que perguntem já respondo: não, não sou judia. E o assunto aqui não é religião: é dependência em tecnologia. Mas sei que todo judeu que pratica a religião deve mesmo evitar tecnologia no Sabbath.
Só que fiquei bem surpresa quando fui a Israel e logo na primeira noite, no hotel em Tel Aviv, percebi que o elevador subia e descia parando em todos os andares e sem aceitar comandos humanos.
Ao reclamar do elevador na recepção, o atendente me explicou que era sexta-feira, noite do Sabbath, e todos os elevadores funcionariam assim mesmo. O funcionamento automático foi o “jeitinho” judeu de contornar o veto ao uso de máquinas. Ninguém aperta o botão então não desrespeita o Sabbath, embora pegue o elevador.
Na minha visão de mundo, isso é trapaça! Talvez esse seja um resquício puritano meu, tudo bem.
O movimento “unplugging” foi divulgado no último SXSW (South and South West), festival de música, cinema e tecnologia que acontece anualmente em Austin, Texas. No último dia 11, fazia parte da agenda do festival um debate intitulado “Tech Detox: Você pode sobreviver um dia sem tecnologia?” As pessoas compartilharam estratégias para lidar com o vício.
Claro que o movimento “unplugging” usa deliberadamente a internet para divulgar o Dia da Desconexão. Tem até página no Facebook para um Sabbath Manifesto. No momento em que escrevo, 3.663 pessoas já “curtiram” essa página, que traz os princípios que eles defendem para o Dia.
O Reboot acha que esses princípios devem ser praticados do jeito que a pessoa quiser, com amigos, com família ou até com o bartender!
Dependentes
Dependência em tecnologia é assunto sério. Pesquisa da Universidade Stanford de 2006 já mostrava que mais de 12% dos adultos americanos viam necessidade de diminuir o uso de internet.
Pesquisa recente do Pew Research Center mostra que mensagens de texto são a principal forma de comunicação entre os adolescentes americanos. A média de mensagens trocada por dia entre os adolescentes de 14 a 17 anos aumentou de 60 em 2009 para 100 em 2011.
Na Europa, a primeira clínica para tratar viciados em videogame e Internet foi aberta em Amsterdam, Holanda, em 2006. Embora a clínica The Smith & Jones Center já tenha tratado centenas de pessoas, o fundador, Keith Bakker, diz não considerar os usuários compulsivos de jogos e Internet como “dependentes”, no sentido médico do termo. Ele argumenta que o problema é mais social do que psicológico.

Na Coréia do Sul, 97% das casas têm banda larga e 43% dos coreanos mantêm um blog.
Na Ásia a dimensão do problema é diferente. A Coréia do Sul foi o primeiro país do mundo a classificar dependência de Internet como doença e declará-la uma crise de saúde pública. O governo investiu bilhões em infraestrutura de comunicação desde 1994 para se tornar o país mais conectado do mundo.
Mas o governo coreano considera agora que 30% da população abaixo de 18 anos está em risco. Para combater o problema, o governo oferece tratamento em 200 centros de aconselhamento e hospitais. Já treinou mais de mil conselheiros em dependência de Internet. Nos centros, a estratégia é fazer os jovens brincar como as crianças de antigamente, aprendendo os jogos que eles nem conheceram por terem crescido com os rostos iluminados pelas telas eletrônicas.
A China também reconhece o problema e atua para combatê-lo, mantendo mais de 300 centros de tratamento. Dados oficiais dizem que entre 10 e 14% dos adolescentes chineses que usam a Internet são dependentes. O governo chegou a ordenar que empresas de games diminuíssem os pontos ganhos pelos jogadores menores de idade que jogassem mais de três horas por dia. Os garotos também receberam avisos do tipo: “Você atingiu um nível insalubre de tempo jogando; por favor, fique offline imediatamente para descansar”.
A TV pública americana PBS fez um excelente documentário sobre o tema. Não é novo, mas é importante. Veja aqui em inglês.
Confesso que eu mesma vivo há anos entre fisioterapeutas, médicos e remédios para tratar um espasmo muscular crônico nos ombros e pescoço. Sei as razões, mas ainda não consegui extirpá-las da minha vida. Nem sei se um dia conseguirei. Mas prometo melhorar. ;-)

Coisas que os homens querem falar pras mulheres..

É mulherada, vale a pena dar uma lida... kkkkk São 10 ítens...

1- Se tem uma coisa que te deixa mais gostosa do que aquele decote matador, é saber que você quer sexo tanto quanto a gente.

2- Nós não chegaremos para conversar com você na balada se você não deixa claro se está olhando pra gente ou para o bar na nossas costas. Seja mais assertiva.

3- Nós não valorizamos mulheres que lutam pelos seus direitos, mas que se recusam a rachar a conta. Isso mostra o quão egoísta ela é em outras áreas da vida.

4- Nós não entendemos a necessidade de algumas de vocês em comprar tantas roupas, se mesmo as mais velhinhas te deixam bonita.

5- Se você posta no Instagram uma foto do seu esmalte cada vez que pinta as unhas, nós automaticamente supomos que você não tem muitas coisas de interessante na vida para mostrar.

6- Há algum problema quando você acha que sua novela é mais interessante que o sexo. Vamos conversar sobre isso.

7- Não ache que trocar pneu não demanda esforço. Gostamos quando você valoriza e agradece até essas pequenas coisas.

8- Não use muita maquiagem, especialmente sombras coloridas e batons vermelhos gritantes. Nós queremos sair com uma mulher, não uma drag queen.

9 - Ser sensível é apenas um ponto de vista. Nós também não entendemos como você consegue não ficar arrepiada com alguém pilotando um carro a 300km/h.

10 -  Da próxima vez que você reclamar por termos colocado uns acessórios no carro ou por termos comprado o FIFA 2012, sendo que já tinhamos o 2011, pense na quantidade de sapatos que você tem no armário.

Fonte:  http://br.mulher.yahoo.com/10-recados-sinceros-para-mulheres-que-n%C3%A3o-se-tocam.html

terça-feira, 20 de março de 2012

Receita chinesa para viver mais

Minha amiga Márcia sempre manda coisas legais, compartilho aqui com vcs!!

Um ocidental em visita à China ficou surpreso de ver a quantidade de velhos saudáveis e, curioso a respeito da milenar medicina chinesa, indagou a um experiente médico qual o segredo para se viver mais e melhor.
Ouviu do mesmo a sábia resposta:
"É muito simples.
É só:
Comer a metade.
Andar o dobro.
E rir o triplo."

 

sexta-feira, 16 de março de 2012

SP incentiva professor a ensinar aluno sobre bom uso da Internet

O Governo de São Paulo vem apostando na vídeoconferência para treinar 230 mil professores da sua rede pública sobre o bom uso da Internet. Segundo o Diretor de Tecnologia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Adriano Mauro Cansian, a estratégia adotada é tornar os professores como multiplicadores dessa política para 4,2 milhões de alunos, denominada como "Internet Segura. Bom para Você".
E a missão não é fácil. São 3.517 escolas públicas - de um total de 5.339 unidades escolares com acesso à Internet e um parque computacional de 100 mil computadores."Nosso desafio é fazer um projeto que seja simples, objetivo e o custo para treinar 230 mil pessoas no Estado depois reflita nos alunos com o repasse desse conhecimento", destacou.

O projeto está sendo desenvolvido em duas frentes: O material para distrbuição nas salas de acesso à Internet atende não apenas as crianças, mas também as famílias que usam a rede nos fins de semana. Através da Escola de Formação de Professores, é feita a reciclagem dos docentes, através de ensino a distância. "São 4 modulos de 30 horas sobre conceitos de boas práticas e utilização de internet segura para os professores", explicou o diretor de TI.

CDTV do portal Convergência Digital acompanhou a apresentação do Diretor de Tecnologia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Adriano Mauro Cansian, na Campus Party 2012.



terça-feira, 13 de março de 2012

Quando devemos beber água?


 A HORA CORRETA PARA TOMAR ÁGUA...
Você vai ao bar ou a uma festa e bebe uma cerveja.

Bebe a segunda cerveja. A terceira e assim por diante.
O teu estomago manda uma mensagem pro teu cérebro dizendo "Caracas véio... o cara tá bebendo muito liquido, tô cheião!!!"

Teu estômago e teu cérebro não distinguem que tipo de liquido está sendo ingerido, ele sabe apenas que "é líquido".
Quando o cérebro recebe essa mensagem ele diz: "Caraca, o cara tá maluco!!!"
E manda a seguinte mensagem para os Rins "Meu, filtra o máximo de sangue que tu puderes, o cara aí tá maluco e tá bebendo muito líquido, vamo botar isso tudo pra fora" e o RIM começa a fazer até hora-extra e filtra muito sangue e enche rápido.

Daí vem a primeira corrida ao banheiro. Se você notar, esse 1º xixi é com a cor normal, meio amarelado, porque além de água, vem as impurezas do sangue.
O RIM aliviou a vida do estômago, mas você continua bebendo e o estomago manda outra mensagem pro CÉREBRO "Cara, ele não pára, socorro!!!" e o CÉREBRO manda outra mensagem pro RIM "Véio, estica a baladeira, manda ver aí na filtragem!!!"

O RIM filtra feito um louco, só q agora, o q ele expulsa não é o álcool, ele manda pra bexiga apenas ÁGUA (o líquido precioso do corpo). Por isso que as mijadas seguintes são transparentes, porque é água. E quanto mais você continua bebendo, mas o organismo joga água pra fora e o teor de álcool no organismo aumenta e você fica mais "bunitim".

Chega uma hora q você tá com o teor alcoólico tão alto q teu CÉREBRO desliga você. Essa é a hora q você desmaia... dorme... capota...
Ele faz isso porque pensa "Meu, o cara tá a fim de se matar, tá bebendo veneno pro corpo, vou apagar esse doido pra ver se assim ele pára de beber e a gente tenta expulsar esse álcool do corpo dele"
 
Enquanto você está lá, apagado (sem dono), o CÉREBRO dá a seguinte ordem pro sangue "Bicho, apaguei o cara, agora a gente tem q tirar esse veneno do corpo dele. O plano é o seguinte, como a gente está com o nível de água muito baixo, passa em todos os órgãos e tira a água deles e assim a gente consegue jogar esse veneno fora".
O SANGUE é como se fosse o Boy do corpo. E como um bom Boy, ele obedece as ordens direitinho e por isso começa a retirar água de todos os órgãos. Como o CÉREBRO é constituído de 75% de água, ele é o q mais sofre com essa "ordem" e daí vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca.
Então, sei q na hora a gente nem pensa nisso, mas quando forem beber, bebam de meia em meia hora um copo d'água, porque na medida q você mija, já repõe a água.
Sabia que...
... tomar água na hora correta maximiza os cuidados no corpo humano?
2 copos de água depois de acordar ajuda a ativar os órgãos internos.
1 copo de água 30 minutos antes de comer ajuda na digestão.
1 copo de água antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea.
1 copo de água antes de ir dormir evita ataques do coração.

Por favor, passe esta mensagem para as pessoas que estima...
DR. CELIO DE MORAES MARQUES

Professor...


Diferenças na criação de meninos e meninas podem prejudicar a criança


Quem nunca ouviu as frases: "Seu irmão pode porque é homem" ou "Você é homem e não precisa disso"? Uma verdadeira chatice para os filhos, mas para os pais, não. Criar de forma diferente meninos e meninas ainda é comum nas famílias brasileiras. "Elas são educadas para serem meigas, delicadas, cuidadoras, com incentivo à maternidade, à domesticidade e ao embelezamento. Já eles são encorajados a serem agressivos, ativos, independentes", diz a psicóloga Jane Felipe, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As expectativas que a sociedade estabelece entre homens e mulheres. "Há pesquisas que mostram o quanto os adultos se preocupam, até mesmo com bebês, de forma diferenciada em função do sexo. Por exemplo, quando um menino tem sono inquieto, isso não é motivo de preocupação, pois espera-se que eles sejam mais agitados. No entanto, para as meninas, os pais consideram preocupante, pois acham que elas devem ser mais calmas."
Diferenças existem e devem ser respeitadas. "Entretanto, os pais precisam se atentar para que essas especificidades não sejam traduzidas em forças e fraquezas, em qualidades e defeitos, mas em comportamentos próprios, não só ao gênero ao qual pertencem, mas também ao ambiente social e ao comportamento que é esperado neste meio", afirma a psiquiatra Ivete Gianfaldoni Gattás, coordenadora da Unidade de Psiquiatra da Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo.

"Cada filho deve ser criado diferentemente, já que se trata de um ser único, com necessidades, desejos, potencialidades e limitações únicas. Depende da demanda de cada um, se estiver estritamente ligada ao gênero, sim, haverá diferenças de criação, do contrário não", explica a psiquiatra.


Oportunidades iguais
De acordo com os especialistas, diferenças entre os sexos não são naturais, mas construídas socialmente. "Cabe aos pais dar oportunidade a experiências diversas a seus filhos e filhas. Por exemplo, dar às meninas brinquedos e brincadeiras que incentivem o raciocínio lógico-matemático da mesma forma que incentivam os meninos", afirma Jane Felipe. "Os mesmos cuidados com um filho, que sai para a balada e volta de madrugada, também deve ser dado à filha. Ensinar a arrumar seu próprio quarto, preparar sua refeição são atribuições de todos, sejam meninos ou meninas", segundo Ivete Gattás.

domingo, 11 de março de 2012

Infidelidade masculina...


Livro diz que mulheres devem aceitar instinto infiel dos homens




Segundo o sociólogo, o conceito da monogamia é irracional
Foto: Getty Images
O conselho dado no livro The Monogamy Gap é de que as mulheres precisam entender o instinto infiel dos homens. Depois de quatro anos de pesquisa sobre os aspectos da monogamia e 120 entrevistas, o sociólogo norte-americano Eric Anderson concluiu que, assim como a monogamia é um ideal, a maioria dos homens tem predisposição para a traição. As informações são do jornalThe Sun.
Segundo o autor, o conceito da monogamia é irracional, pois, na verdade, o apetite sexual masculino é tal que a maioria deles não conseguirá ficar satisfeito se tiver que passar uma vida inteira fiel a uma mulher só. "Acredito que, idealmente, os homens devem ser honestos com as mulheres e confessar seu desejo de trair", disse ele.
O argumento do escritor é que as pessoas precisam parar de "adorar" a monogamia e começar a encarar a realidade. Ao insistir no conceito, a verdade masculina é ignorada e isso coloca um peso sobre relacionamentos e sobre o casamento. "Eu acredito que seria muito mais fácil se os homens e mulheres aprendessem a aceitar a verdade: que o amor de um homem para uma mulher não é dependente de sua fidelidade. E que o sexo não é necessariamente melhor ou mais emocionante com alguém que você ama", explicou.
O sociólogo, no entanto, admitiu que a sinceridade pode causar conflitos graves e difíceis de resolver em um relacionamento.
Anderson ressaltou que não quer colocar o homem como vítima de seu próprio corpo. Mas, segundo ele, ao contrário do que as mulheres pensam, o homem pode amar uma mulher e ter sexo sem compromisso com outras, sem que qualquer sentimento seja envolvido. Como exemplo, ele citou os homens que sentem prazer ao ver mulheres nuas em revistas e na internet, sem que sintam qualquer afeto por elas.
Estudos mostram que a testosterona - hormônio masculino que é produzido no cérebro e é associado ao desejo sexual, músculos e ambição - vive em conflito com a ocitocina - hormônio do amor e união - também produzido no cérebro.
Dado que os homens produzem de cinco a dez vezes mais a quantidade de testosterona em comparação com as mulheres, eles são também muito mais propensos a trair.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Para Refletir... O Cético e o Lúcido

No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês. O primeiro pergunta ao outro:

- Você acredita na vida após o nascimento?

- Certamente. Algo tem de haver após o nascimento. Talvez estejamos aqui
principalmente porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.

- Bobagem, não há vida após o nascimento. Como verdadeiramente seria essa vida?

- Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que aqui. Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a boca.

- Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta. Eu digo somente uma coisa: A vida após o nascimento está excluída - o cordão umbilical é muito curto.

- Na verdade, certamente há algo. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.

- Mas ninguém nunca voltou de lá, depois do nascimento. O parto apenas
encerra a vida. E afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia
prolongada na escuridão.

- Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós.

- Mamãe? Você acredita na mamãe? E onde ela supostamente está?

- Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria.

- Eu não acredito! Eu nunca vi nenhuma mamãe, por isso é claro que não
existe nenhuma.

- Bem, mas às vezes quando estamos em silêncio, você pode ouvi-la cantando, ou sente, como ela afaga nosso mundo. Saiba, eu penso que só então a vida real nos espera e agora apenas estamos nos preparando para ela...


PENSE NISSO.....

A pessoa que escreveu este texto foi muito iluminada.

Eu nunca havia pensado dessa maneira. Adorei a forma utilizada para
esclarecer uma dúvida que atormenta a maioria da humanidade.

Como achar que não exista vida após o nascimento??? Esta questão é a mesma de não acreditar em vida após a morte!!!

Tudo depende de um ponto de referência. Usar o óbvio para explicar o
duvidoso.

Aliás... "O que é vida e o que é morte?

O que o mercado de trabalho valoriza nas pessoas?


Outro dia eu conversava com um amigo empresário e ele me perguntava quais seriam as principais características que eu valorizava em um empregado.
Eu nunca havia pensado nisso de um modo estruturado, mas em mais de 30 anos de atividades profissionais como empregado, gerente, consultor e empresário, acabei desenvolvendo uma lista de critérios que usei ao longo da vida e que agora compartilho com os leitores.
Essa lista não tem nenhuma pretensão científica nem esgota o assunto. Mas reflete minha opinião, sedimentada ao longo dos anos. Coincidentemente, vi no Yahoo! uma matéria tratando exatamente do caso contrário, "Os 10 comportamentos mais inadequados no trabalho".  Certamente os dois se complementam.
Usei o gênero masculino nos exemplos apenas para não ficar cansativo, mas certamente se aplicam, e bem, também às mulheres:
1 - Iniciativa/ Liderança — O LÍDER
Não esperar ordens para se mover. Fazer em primeiro lugar. Propor, sugerir, antecipar. Ter a habilidade para convencer e/ou motivar as pessoas a fazer algo, tanto por atos, quanto por palavras e exemplos. Proativo. Auto motivável.
2 - Criatividade/ Flexibilidade — O CRIATIVO
Capacidade de criar coisas novas; espírito inventivo; olhar um assunto por vários ângulos. Estar preparado e predisposto para mudanças. Ser adaptável. Ouvir e procurar compreender a motivação dos outros.

3 - Trabalho em equipe — O AGREGADOR

Gostar de trabalhar em grupo. Capacidade de se alinhar com pessoas que trabalham na mesma tarefa, ou que unem os esforços com um mesmo propósito. Ter o espírito de solidariedade que anima os membros de um mesmo grupo. Saber elogiar (pode ser em público) e saber repreender (sempre em particular).

4 - Capacidade de aprender e de mudar — O APRENDIZ

Gostar de coisas novas, ser curioso. Capacidade de procurar as respostas por si mesmo. Observador. Buscar entender o porquê das coisas. Capacidade de modificar, transformar, converter seu comportamento em função de fatos novos.

5 - Respeito à opinião alheia  — O EDUCADO

Tratar alguém ou alguma coisa com cuidado, atenção, deferência; Ter consideração, reverência. Capacidade de entender motivações diferentes das suas. Aceitar a diversidade, a divergência e a variedade de opiniões e comportamentos.  Saber ouvir. Não se irritar por bobagem.

6 - Visão de cliente/qualidade — O SERVIDOR

Ter a visão de que a pessoa que compra ou usa um bem ou serviço entregue por você (dentro ou fora da empresa) é o principal mantenedor do seu emprego. Entender qualidade como a satisfação e superação das necessidades do cliente. Querer fazer sempre melhor.

7 - Elegância no tratar e no agir — O ELEGANTE

Tratar as pessoas de modo íntegro, reto e ético. Demonstrar distinção na forma, na maneira, nos trajes. Saber escolher as palavras conforme a ocasião. Criar clima de respeito e colaboração. Ser uma pessoa "do bem". Simpático, atencioso.

8 -    Assumir compromissos e cumpri-los  — O CUMPRIDOR

Ter comprometimento. Saber se posicionar. Entender a importância de realizar a tarefa no tempo e com a qualidade prevista. Cumprir prazos. Ser confiável. Antecipar problemas que possam surgir. Não fugir da responsabilidade.

9 - Experiência anterior/ Conhecimento geral — O EXPERIENTE

Ter passado por situações similares. Saber reconhecer padrões. Conhecer modelos de processos, sistemas e organizações diversas. Gosta de ler e debater temas do momento. Conhecer e reconhecer estilos de pessoas. Ter a formação básica necessária.

10 - Conhecimento para o cargo — O PREPARADO

Ter as informações e conhecimento para o desempenho das tarefas. Conhecer os manuais de procedimentos. Saber as normas e rotinas da empresa.
Vocês vão perceber que coloquei conhecimento para o cargo como o número 10. Se você tiver as outras nove, a décima você aprende rápido!
Depois de pronta, percebi que a lista não serve apenas para empregados, mas também para gerentes, empresários, sócios, estudantes e simples colegas de trabalho. (Leitor, qual é a sua lista?)
Se você tiver várias dessas características, pode ter certeza que vai crescer profissionalmente. Se o seu chefe não valorizá-las, sinto muito: Troque de chefe. Ele não te merece!
Fonte: Eschola.com
E-mail: pbm@eschola.com

Parabéns as Mulheres...

A beleza de uma mulher não está
nas roupas que ela usa,
na imagem que ela carrega,
ou na maneira que ela penteia
os cabelos.

A beleza da mulher tem que
ser vista a partir dos
seus olhos, porque essa
é a porta para o seu coração,
o lugar onde o amor reside.

A beleza da mulher não está
nas marcas do seu rosto.

Mas a verdadeira beleza
numa mulher está refletida
na sua alma, está no cuidado
que ela amorosamente tem
(pelos outros), a paixão
que ela demonstra.

E a beleza de uma mulher
com o passar dos anos,
apenas cresce!

Parabéns para você Mulher,
nesse seu Dia Internacional
da Mulher!

Fonte: autor desconhecido.

terça-feira, 6 de março de 2012

Jovens da América Latina despreparados...

De acordo com o BID: jovens da América Latina não estão preparados para o mercado

Os jovens da América Latina "estão longe" de desenvolver as destrezas exigidas pelo mercado de trabalho devido a deficiências no sistema educacional na região, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O estudo, baseado em duas pesquisas - as primeiras deste tipo na região -, assinalou que os jovens do ensino médio estão longe de desenvolver habilidades interpessoais como a responsabilidade, a comunicação e a criatividade.

O trabalho intitulado "Desligados - Habilidades, Educação e Emprego na América Latina" destaca uma "grande brecha" entre as habilidades ensinadas no ensino médio e as exigidas pelo mercado de trabalho para jovens na região.

A primeira enquete incluiu entrevistas com mais de 6.200 jovens entre 25 e 30 anos de idade na Argentina e no Chile, enquanto a segunda, sobre exigência de habilidades, contou com a participação de 1.200 empresas no Chile, na Argentina e no Brasil, em setores que em geral requerem trabalhadores egressos do ensino médio.

"A pesquisa do BID documenta um sistema educacional que melhorou em cobertura, mas não em qualidade nem em ferramentas que estimulem os estudantes a terminar seus estudos", observou o relatório.
Desta forma, a análise desenhou um panorama laboral pouco animador para os jovens, já que houve uma grande diminuição dos salários, uma alta histórica nas taxas de desemprego, "salários praticamente sem crescimento há três décadas e aumento da informalidade".

Mais da metade das empresas entrevistadas deram prioridade às habilidades relacionadas com a personalidade, sendo que 80% delas indicaram que as destrezas mais difíceis de encontrar entre os jovens são as relacionadas com comportamento, como a empatia, a adaptabilidade, a cortesia, a responsabilidade e o compromisso.

Segundo o relatório, os indivíduos mais educados demonstram melhores habilidades no lado cognitivo e no sócio-emocional, pelo que qualificou de "imperativo" que os jovens terminem a escola.
Na América Latina, porém, mais de 40% dos adolescentes não terminam o ensino médio antes dos 24 anos. Pelo menos 30% das empresas consideram que a formação recebida na escola não é suficiente para o desempenho das tarefas requeridas.

Para começar a reverter esta situação, o estudo recomenda que as autoridades escolares fomentem o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, reformando tanto o plano de estudos como as práticas pedagógicas.

A pesquisa recomenda "o uso de sistemas de avaliação e informação alinhados com as habilidades que se procura desenvolver, não só conhecimentos acadêmicos mas também habilidades sócio-emocionais relevantes para o desenvolvimento no trabalho e na vida".

Triste ler isso mas não temos como negar...

Fonte: http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201203060339_EFE_80942411

segunda-feira, 5 de março de 2012

Desapego... texto de Martha Medeiros

Faz  dias que  não posto nada aqui, a correria do trabalho vai nos ocupando,  preenchendo espaços, quando nos damos conta deixamos de fazer várias coisas que  são importantes... como  falar com amigos, ouvir uma música, que seja deitar e ler um bom livro enfim.... 

Recebi este texto da minha amiga Márcia  como outros tantos q ela me enviou e já compartilhei aqui por  achar que poderia nos passar alguma lição  e por este mesmo motivo compartilho mais um... muitas pessoas são apegadas a coisas  materiais, tornam-se escravos do  TER cada vez  mais e se esquecem que o mais importante na verdade é SER.




Vende-se Tudo
texto de Martha Medeiros


No mural do colégio da minha filha encontrei um cartaz escrito por uma mãe, avisando que estava vendendo tudo o que ela tinha em casa, pois a família voltaria a morar nos Estados Unidos. O cartaz dava o endereço do bazar e o horário de atendimento. Uma outra mãe, ao meu lado, comentou:
- Que coisa triste ter que vender tudo que se tem.

- Não é não, respondi, já passei por isso e é uma  lição de vida.
Morei uma época no Chile e, na hora de voltar ao Brasil, trouxe comigo apenas umas poucas gravuras, uns livros e uns tapetes. O resto vendi tudo, e por tudo entenda-se: fogão, camas, louça, liquidificador, sala de jantar, aparelho de som, tudo o que compõe uma casa.

Como eu não conhecia muita gente na cidade, meu marido anunciou o bazar no seu local de trabalho e esperamos sentados que alguém aparecesse. Sentados no chão. O sofá foi o primeiro que se foi. Às vezes o interfone tocava às 11 da noite e era alguém que tinha ouvido comentar que ali estava se vendendo uma estante. Eu convidava pra subir e em dez minutos negociávamos um belo desconto. Além disso, eu sempre dava um abridor de vinho ou um saleiro de brinde, e lá se iam meus móveis e minhas bugigangas.

Um troço maluco: estranhos entravam na minha casa e desfalcavam o meu lar, que a cada dia ficava mais nu. No penúltimo dia, ficamos só com o colchão no chão, a geladeira e a tevê. No último, só com o colchão, que o zelador comprou e, compreensivo, topou esperar a gente ir embora antes de buscar. Ganhou de brinde os travesseiros.

Guardo esses últimos dias no Chile como o momento da minha vida em que aprendi a irrelevância de quase tudo o que é material.
Nunca mais me apeguei a nada que não tivesse valor afetivo.

Deixei de lado o zelo excessivo por coisas que foram feitas apenas para se usar, e não para se amar. Hoje me desfaço com facilidade de objetos, enquanto que torna-se cada vez mais difícil me afastar de pessoas que são ou foram importantes, não importa o tempo que estiveram presentes na minha vida.
Desejo para essa mulher que está vendendo suas coisas para voltar aos Estados Unidos a mesma emoção que tive na minha última noite no Chile.

Dormimos no mesmo colchão, eu, meu marido e minha filha, que na época tinha 2 anos de idade. As roupas já estavam guardadas nas malas. Fazia muito frio. Ao acordarmos, uma vizinha simpática nos ofereceu o café da manhã, já que não tínhamos nem uma xícara em casa.
Fomos embora carregando apenas o que havíamos vivido, levando as emoções todas: nenhuma recordação foi vendida ou entregue como brinde.

Não pagamos excesso de bagagem e chegamos aqui com outro tipo de leveza:
"só possuímos na vida o que dela pudermos levar ao partir,"é melhor refletir e começar a trabalhar o DESAPEGO JÁ!

Não são as coisas que possuímos ou compramos que representam riqueza, plenitude e felicidade.
São os momentos especiais que não tem preço, as pessoas que estão próximas da gente e que nos amam, a saúde, os amigos que escolhemos, a nossa paz de espírito.

Felicidade não é o destino e sim a viagem.